Sobre nós

SOCIEDADE DANTE ALIGHIERI NA ITALIA E NO MUNDO

DANTE NEL MONDO

Sociedade Dante Alighieri foi fundada em 1889 por um grupo de intelectuais liderados por Giosuè Carducci e foi erigida como Ente Moral com o Decreto Régio de 18 de Julho de 1893, nº 347; com Decreto Lei nº 186 de 27 de Julho de2004 foi assimilada, para estrutura e finalidades, às ONLUS (Organização Social sem Fins Lucrativos Italiana). O seu principal objetivo, como se afirma no artigo 1 do Estatuto Social, é "tutelar e difundir a língua e a cultura italiana no mundo, reavivando as ligações espirituais dos compatriotas no exterior com a pátria mãe e alimentando entre os estrangeiros o amor e o culto à civilização italiana".

Para atingir estes objetivos, a "Dante Alighieri" confiou e ainda confia na generosa ajuda de mais de 500 comitês, dos quais mais de 400 são ativos em países fora da Itália e distribuídos em todos os continentes.  Cada continente hoje pode contar com a incansável e voluntária sede da "Dante", que não só oferece cursos de língua italiana,  mas também eventos culturais de vários tipos para milhares estudantes curiosos por conhecê-la em todas as suas características, da arte figurativa à música, dos esportes ao cinema, do teatro à moda, além da literatura.  Através dos Comitês estrangeiros, além disso, a "Dante Alighieri" estabelece e apoia as escolas, bibliotecas, clubes e cursos de língua e cultura italiana, divulga livros e publicações, promove conferências, passeios culturais e artísticas e eventos musicais, distribui prêmios e bolsas de estudo; por meio dos Comitês na Itália, participa de atividades destinadas a melhorar e ampliar a cultura da nação e promove todo tipo de eventos destinados a destacar a importância da disseminação da língua, da cultura, de criações geniais e de trabalhos italianos.

A primeira Dante Alighieri fundada no Brasil encontra-se em Curitiba:

http://www.ladante.com.br/brasil/instituicao.htm

Dante Alighieri - Comitato di Joinville

O Comitê de Joinville da Sociedade Dante Alighieri está localizado a rua Professora Senhorinha Soares, 62 - Bairro Anita Garibaldi dentro das instalações do Circolo Italiano di Joinville - onde toda a comunidade italiana da região se encontra e festeja a sua italianidade através de diversas manifestações culturais.

Nossa Missão:

Assim como os demais comitês localizados em 79 países, tem como missão: A reunião de imigrantes e seus filhos de todo o planeta, com a pátria mãe, intensificando e mantendo viva a ligação destes em modo cultural, humano e linguisti, com a Itália ainda que longinquamente. 

Com o passar dos anos a Sociedade Dante Alighieri obviamente alargou seus horizontes institucionais, mantendo-se sempre a vanguarda e principalmente utilizando as novas tecnologias que marcaram uma verdadeira reviravolta na comunicação e nas trocas de informações mundiais em todos os níveis. 

Hoje a Dante representa uma das mais importantes instituições em ambito de valorização, promoção e difusão de língua e cultura italiana.  São 95 comitatos na Italia em quase todas as provincias; no exterior as sedes são mais de 420, espalhadas por 79 países e promovem atividades em aproximadamente 6 mil cursos de lingua e cultura, nos quais são inscritos mais de 200 mil alunos e sócios.  A "Dante Alighieri" se impenha também em dissiminar o valor da leitura através da manutenção e atualização de mais de 300 bibliotecas em todo o mundo, dotadas de mais de 500 mil volumes de vários generos. 

Hoje a exigência de conhecer a língua é reclamada particularmente pelos imigrantes e por aqueles que desejam ir à Itália. Sendo assim, a dedicação da Dante Alighieri em parceria com outras importantes instituições com experiência específica neste setor, está projetando iniciativas que permitem aos estrangeiros uma melhor e mais eficiente entrada na sociedade e no mondo profissional italiano. 

São 120 anos que a Dante Alighieri ensina italiano a milhões de pessoas desejosas de aprender uma lingua - a "lingua do sim" - capaz de promover a integração social dos "novos cidadãos", de abrir prospectivas profissionais, de unir os laços com os italianos residentes no exterior e de encantar com a musicalidade e harmonia que sempre valorizou o nome da Itália no mundo. E tudo isto se deve sem dúvida a Dante, o verdadeiro pai da língua italiana, aquele que ainda hoje, a distância de seculos, é o escritor que melhor a representa no panorama literario internacional. O somo poeta nos ensinou que a lingua constitui também uma parte integrante do sentimento de identidade nacional, porque amar o próprio país quer dizer amar a própria língua

 

 

Società Dante Alighieri Comitato di Joinville

Rua Professora Senhorinha Soares, 62 - Bairro Anita Garibaldi - Joinville - SC - Brasil - Cep 89202-060

ladantejoinville@gmail.com

(47)3026-6151

(47)99634-1911 (tim)